quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Iluminação pública através de energia eólica e solar

Antenado à tendência mundial de geração de eletricidade a partir de tecnologias limpas, o Engenheiro Mecânico Fernandes Ximenes criou o primeiro poste de iluminação pública inteiramente alimentado por energias eólica e solar.

Projeção do poste híbrido nas ruas
Tudo começou com a crise do apagão, entre 2000 e 2001, que acarretou em prejuízos para a sua empresa.  “Cheguei à conclusão de que tinha que fazer alguma coisa para ficar independente e gerar minha própria energia”, diz ele. Diante disso, após sete anos de pesquisa, Ximenes desenvolveu um invento, tecnicamente denominado de Poste Híbrido (Eólico e Solar) Avião – Produtor Independente de Energia (PHESA-PIE), a fim de produzir energia de forma autossuficiente.

Pioneiro no mercado, o poste comporta em seu topo um avião de três metros de comprimento, cujas asas abrigam células solares que captam raios ultravioleta e infravermelhos, transformando-os em energia elétrica (até 400 watts), que é armazenada em uma bateria afixada alguns metros abaixo. Cumprindo a mesma tarefa, estão as hélices do avião, as quais geram energia através do vento. Cada poste produz energia suficiente para abastecer outros dois ao mesmo tempo, ou seis lâmpadas potentes de LED. Por meio dessas duas fontes, funcionando paralelamente, o poste tem autonomia de até sete dias. “Se faltar vento e sol por 70 horas ou sete noites, as lâmpadas continuarão ligadas e a humanidade terá se acabado, porque nem o ser humano vive sete dias sem sol e vento”, complementa.

O poste híbrido tem como opcionais câmera de 360 graus, alarme, sensores (incêndio, sonoro, tiro, velocidade, radar, meteorológico) e transmissores (radiofrequência, áudio, vídeo). Ximenes ressalta que o preço do PHESA-PIE é mais barato que o convencional. Para comprovar, cita benefícios como: instalação (cada poste custa 10% menos que o convencional); manutenção (custa 15 vezes menos); eliminação das faturas de tarifas das distribuidoras de energia do Sistema Interligado Brasileiro; aumento na receita que as prefeituras terão na cobrança de iluminação pública (pois não haverá interferência das concessionárias distribuidoras de energia). Além disso, seu insumo (vento e sol) não gera impacto ambiental, o que também significa baixo custo.

O poste já pode ser visto em funcionamento no Palácio de Iracema, sede do Governo do Estado do Ceará. Conforme Ximenes, em breve será possível vê-lo em várias regiões do Brasil, incluindo Santana do Livramento (RS). Mais informações pelo telefone (85) 4118.0808.

Fonte: Conselho em revista (revista mensal do CREARS), agosto 2010 ano VI Nº72.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...