quarta-feira, 12 de maio de 2010

Como conferir esquadro em obra

Um profissional experiente enxerga de longe quando as paredes em uma construção estão fora de esquadro, mas a experiência nos diz que além de enxergar também devemos comprovar.

Uma forma simples é utilizando o velho e conhecido Teorema de Pitágoras : A²+B²=C².

Até com uma trena de 1m é possível conferir o esquadro utilizando este método.

Para os mais desconfiados, pode desenhar no Autocad um retângulo de 60cm x 80cm que a diagonal vai ser 100cm por toda a eternidade, rsrsrs.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. exato como mostrado do colega,mas vai a dica eu sigo a regra 3,4,5,em um retangulo de 30x40 a diagonal tem que ser 50 voce pode ir multiplicando os valores para conferir esquadros bem grandes ex: 30*5x40*5 que a diagonal tem que ser 50*5 (150x200 diagonal 250)pode ser em centimetros,metros desde que regra seja obedecida 3,4,5.

    ResponderExcluir
  3. Me diz ai o esquadro deve ser feito so de um lado? E o resto na medida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O resto sera com a trena após vc fechar o quadrante vc confere a ipotenusa do mesmo nas duas estremidade ou seja faz uma medida em 'X' de canto a canto se o mesmo valor bater em ambas as extremidades seu esquador estará completo daí é so medir os vãos de sua construção na trena.

      Excluir
  4. Aferir o esquadro com o instrumento.para esse fim,depois conferir com essa regra e deu certinho...muito obrigado pela dica!.

    ResponderExcluir
  5. Bom seria se fosse mostrado em um desenho passo a passo muitos não entende o teorema

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...